quinta-feira, 9 de abril de 2009

Estranho? Não.

Escuro. Tudo o que vejo á minha volta é escuro. A porta esta fechada e, a única luz que entra neste meu quarto, entra pela fechadura. As janelas estão igualmente fechadas. Mas desta vez, não entra luz entre os pequenos buracos destas. Estranho? Sim.

Sento-me no chão desprotegido e, abrigo-me no meu canto. Abraço-me e peço para ninguém entrar neste meu pequeno mundo. Aqui, ninguém me fará mal; Aqui, ninguém me vai ferir; Aqui, sou eu quem manda. Aliás, sou eu sempre quem manda aqui. Estranho? Não.

Fecho os olhos, e tudo o que vejo, são vultos a caminharem em minha direcção. Em estado de aflição, ponho as mãos a cabeça e grito bem alto para estas faces provocadoras, saírem de ao pé de mim. Pelo contrário, estas se continuam a mover para a minha dianteira. Empurro-os, mas é em vão. Eles apoderam-se (sempre) de mim. Estranho? Sim.

Antes era eu quem mandava. Agora não. Antes eu tinha as minhas próprias ideias. Agora, não. Antes eu conseguia sair deste meu mundo num abrir e fechar de olhos. Agora, cada vez mais, é mais difícil de tal coisa se concretizar. Antes era eu quem fazia os meus próprios medos. Agora são eles que me fazem a mim. Estranho? Sim.

Peço ajuda mas ninguém vem em meu socorro. Por momentos deixo que estes monstros se alimentem de mim e me tirei a alma, o espírito, a vida. No instante seguinte, revoltasse dentro de mim um ser mais poderoso que estes assombros. Consigo me erguer do meu canto oculto e fazer frente a todos os outro seres. No fim, olho orgulhosa em volta e vejo os que me quiseram ridicularizar, deitados, bem deitados no chão que antes era desprotegido. Agora, de novo, sou eu quem manda aqui! Estranho? NADA!!

15 comentários:

al disse...

gostei e muito!
todos nós sentimos necessidade de nos abrigar no nosso canto. mas deve ser aí que devemos reflectir bem e ganhar forças para enfrentar tudo o que vem lá de fora.

gostei muito do final Ana Rita :D *

al disse...

o mérito é todo teu :) *

Jessica disse...

Olá, sou nova neste universo dos blogs e... venho assim, a jeito de convite, para ver ser começo a integrar-me.

Até breve :)

Sueli Maia (Mai) disse...

Olá, Ana Rita.

Cheguei ao teu blog fazendo uma verdadeira maratona - o Blog do Afonso e depois o blog da Ana Luisa.
Gostei tanto de ler este teu texto. Ele fala da necessidade de termos nosso espaço, abrigo, intimidade, privacidade mas, ao mesmo tempo há luz. Em momentos pouca luz mas uma coisa percebi: És forte!

Um excelente final.
Escreves muito bem. continua, escreve mais...

Boa Páscoa para ti.

Estou linkando teu blog ao meu. ok?


carinho,

Mai

Jessica disse...

Obrigada pela simpatia. Espero não desiludir :)

Gostei bastante deste teu texto, muito mesmo!

Um beijinho*

Sueli Maia (Mai) disse...

Agora sou eu que agradeço a tua visita gentil.

Sabe que TU BRILHAS?
Escreve mais e mais e perceberás que mesmo quando estamos nem tão contentes, a escrita nos ajuda-nos a pacificar-nos interiormente.

Carinho,

Mai

Jessica disse...

oh.. escrever :) Como eu te percebo!

*

Leo Mandoki, Jr. disse...

...decididamente algo aconteceu ctg que te transformou na tua essencia...não és mais a mesma...mas isso não quer dizer que seja nem bem nem mal...quer dizer apenas que mudaste em algo essencial em ti...e vou acompanhar essa nova ana rita...vou mesmo
PS: vejo fotos tuas de dia...mas mtas das tuas historias passam-se a noite...a noite é o teu ambiente predilecto...

Matilde Cê disse...

esses que passam ao teu lado e julgas que te querem comer são anjos. deixa que te agarrem e te tirem daquilo que julgas ser teu: o escuro.
acredita neles.

Zezita disse...

é mesmo dos melhores :o

Matilde Cê disse...

a forma errada? :'x

Sueli Maia (Mai) disse...

Olá, Ana.

Como foi tua Páscoa?
Chocolates deliciosos???

Carinho,

Mai

Sueli Maia (Mai) disse...

Também foi uma Páscoa Feliz. Estive na praia. E tu já estás em férias?

Tens escrito, nesses dias?
Estou esperando para ler teus novos textos.

Carinho,

Mai

Jessica disse...

Claro que podes.. se eu souber responder :x

Sueli Maia (Mai) disse...

Eina!
Vim deixar-te mensagem sobre a música e já nem mais encontrei.
Sabes que eu gostei do teu comentário?
Mas pensa bem. Uma vez eu estava escrevendo e não gostava de nada e fui fazendo bolinhas de papel e jogava no lixo.
Sabe, Ana que acabei escrevendo tres frases sobre as bolinhas que caiam no cesto e os meus rascunhos em tentativas de escrever.

Pois então. Noutra vez escrevi um texto tolo somente com sons que eu tentava reproduzir...

Escrever precisa ser um prazer mas certamente através da escrita conseguimos elaborar muitas coisas.

carinho,
Fica bem,

Mai